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Eu vendo saúde!

Você sabia que existem maneiras comprovadas cientificamente para sermos saudáveis?

Não somente saudáveis, mas também envelhecermos com qualidade e prolongando a vida.

Muitos estudos foram feitos e constantemente divulgados na mídia, principalmente pelos médicos e cientistas com cultura humanística e naturalista.

Os exercícios físicos são a primeira recomendação, desde quando crianças até os vovôs e vovós. Quem pratica uma atividade física regular, seja musculação, dança ou prática esportiva sempre vai apresentar uma incrível qualidade de vida, fugindo dos medicamentos.

Vejas os benefícios:

  • Aumentam sua força e resistência.
  • Evitam desequilíbrios nervosos e musculares.
  • Acrescentam maior tono muscular, capaz de manter a estrutura óssea em posição regular para o desempenho de todas as suas funções.
  • Movimentos alternados e simétricos influenciam na respiração e circulação sanguínea.
  • O exercício ajuda amenizar a ansiedade e a depressão, além de tirar o foco da comida. Por isso, caminhar ou fazer qualquer outra atividade física é essencial para manter o peso, sendo indispensável para queimar calorias.
  • Maior rendimento pulmonar
  • Aumento da quantidade de sangue arterial e circulante em todo o corpo.
  • Aumento do número de glóbulos vermelhos.
  • Aumento percentual de hemoglobina (substância encontrada no sangue, fundamental no transporte do ferro e responsável pela oxigenação de cada célula).
  • Nos órgão vitais, baseiam-se na assimilação e eliminação de matérias nutritivas ou não.
  • Proporcionam equilíbrio no volume de urina (diminuindo os riscos de hipertensão e problemas renais).
  • Melhora da filtração hepática, facilitando o desempenho metabólico do fígado.
  • Estimula a produção de suor (sudorese), limpando os tecidos da pele contra materiais tóxicas, acumuladas nesse órgão.
  • Equilíbrio de peso corporal evitando acúmulo desnecessários de gorduras.
  • São valiosos no desempenho harmônico da vitalidade sexual e produtiva.
  • Ajuda de maneira positiva no controle das emoções físicas e psíquicas dos pessoas.

Enfim os exercícios físicos são tudo de bom para o organismo humano e quanto mais cedo são praticados, melhor para o futuro dessa pessoa, possibilitando longevidade e um corpo saudável.

Telômeros e o DNA

Mas a prática dos exercícios físicos fazem muito mais pelo organismo humano. Exercendo regularmente contribui pra a longevidade da pessoa, aumentando os telômeros do nosso DNA, prolongando a vida.

Pesquisas científicas revelaram que quando maiores as hastes dos telômeros do DNA humano, maior o tempo de vida. Com o passar do tempo, os telômeros tendem a diminuir até a morte da pessoa. No entanto, a prática regular de exercícios físicos contribuem para aumentar as hastes dos telômeros, fazendo com que a pessoa aumente seu tempo de vida com muita saúde.

Mas afinal, o que são os telômeros? O nome vem do grego – significa “parte final”, exatamente as extremidades dos cromossomos, como aquelas pontas de plástico dos cadarços do tênis. Eles são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes – sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.

Na medida em que nossas células se dividem para se multiplicar e para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, por isso, com o passar do tempo, eles vão ficando mais curtos.

Por isso, a longitude dos telômeros é considerada um “biomarcador de envelhecimento chave” no nível molecular, embora não seja o único. Nos últimos anos, esse aspecto tem chamado a atenção de diversos pesquisadores. Ficou constatado que os exercícios físicos ajudam a manter os telômeros e mais ainda, aumentam o seu tamanho.

Assim fica fácil de entender que podemos retardar o envelhecimento e a destruição da pontinha do cromossomo humano por meio de exercícios físicos, alimentação saudável (sem produtos industrializados) e controlando o stress diário não se deixando afetar demasiadamente pelas emoções negativas quanto positivas, além de uma suplementação alimentar baseada em vitaminas e minerais.

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